Gratidão

Um ano de: “ainda bem que eu acreditei no meu sonho!!”

01 ANO-26O que posso te dizer dessa jornada?

Ah! foi lokura loka… hihi

Trocar de cargo dentro de uma empresa sólida, aceitar um emprego numa multinacional, abrir um estabelecimento comercial num bom ponto da cidade já são mudanças que dão um frio na espinha – e digo isso por experiência em acompanhar meus clientes em suas mudanças de vida – agora imagina trocar uma carreira de 12 anos de Change Management por dois logotipos (lê a história deles aqui), um site, um blog e um canal no Youtube.

Sim, era isso que eu tinha. Pode parecer pouco para começar, mas sabe quem estava comigo?

Minha família e meus amigos.

Gente que acredita quando eu sonho e sonha comigo. Pessoas que trabalharam comigo e se tornaram amigos.

Ao meu lado eu tinha 50 pessoas torcendo por mim, numa noite chuvosa regada a cerveja e amor. ( se ficou curioso, olha como foi o lançamento, sim, teve lançamento… eu lancei a ideia, e daí me comprometi para torná-la realidade… \0/)

Pois é, e hoje celebro o 1o. ano do: “ainda bem que eu acreditei no meu sonho!!”

A sensação é um misto de: “ufa, deu certo.”, com “caraca, deu certo.”, uma pitada de “ainda bem que eu acreditei que ia dar certo e fui” e claro a constatação: “viu, eu te disse que ia dar certo.”.

Todas essas Alessandras que hoje conversam internamente, TODAS, estão em festa e eu tenho certeza que precisei de cada um para que tudo isso se tornasse verdade.

E finalizando esse dia de celebração e de muito trabalho eu só posso te dizer de todo o meu coração: MUITO OBRIGADA.

Você estar aqui é meu combustível, meu porquê e minha razão de ser!

Gratidão. _/l\_

E como presente, claro, um vídeo especial para você. Bora lá assistir e continuar…

Escrever para me inspirar

Sabia que esse dia chegaria, mas não pensei que seria tão rápido…

O dia em que olharia para o Word, em branco, prontinho para ser preenchido e desenhado com palavras que expressam pensamentos, sentimentos e reflexões e nada viria.

Sim, eu sabia e não temia. Não o esperava, nem o repudiava, apenas sabia que este dia chegaria.

E cá estou, sem nem uma “inspiraçãozinha” para escrever um texto com dicas de Mudança, ou alguma sacada que tive no último curso que fiz, sobre paixão, missão ou propósito. Nada, nadica de nada.

A semana foi bem corrida, a vida anda bem “aberradinha” e entre a viagem prô no Rio de Janeiro, atendimentos de Gestão de Mudança de Vida, prospecção em Atibaia, celebração de cerimônia de casamento em Peruíbe, Mentoring em São Paulo e atendendo uma cliente que está até em Londres, a vida tem se permeado com muita reflexão, amizade e família.

E são tantos assuntos, tanta coisa a ser dita, tantos comentários e troca de experiências que renderiam um livro, mas agora me ponho a pensar: sobre o que escrever hoje?

Ontem, dia que costumo deixar o texto de terça pronto eu me rendi ao cansaço… após ficar 2h40 no tráfego parado da Marginal Pinheiros, aqui em São Paulo, debaixo de uma garoa fininha, eu não dei conta de escrever.

Quem me conhece sabe que o caos do tráfego de São Paulo, que pouco tem de trânsito e muito tem de parado, não me tira do sério ou me deixa irritada.

Uso o tempo para pensar, ouvir música, podcasts, treinamentos online, audiobooks ou colocar em dia os programas do NBJR, programa de rock do meu amigo e locutor do Podcast da Alê, Maurício Macri, mas ontem fui vencida pelo frio, cansaço e pela ambiguidade dos acontecimentos.

Faço Mentoring de Change Management na Av. Luiz Carlos Berrini e ontem a violência resolveu dar as caras na hora do almoço e um homem não voltou para o jantar.

Escrevo para me inspirarA violência quando chega assim tão perto me lembra muito da fragilidade da vida.

Mas a vida também pulsa, aumenta e melhora. Um querido casal de amigos recebeu um novo ser lindo ontem, nasceu a primeira filha deles e eu no meio da Berrini, movimentada avenida, que na hora do almoço foi palco de ausência de vida, recebia meu choro emocionado pelo nascimento de uma criança muito desejada e querida.

Acredito que meu cansaço nesse momento aumentou, pois a dicotomia era tamanha e nessa impermanência que é a vida, puxa, às vezes me sinto numa montanha russa.

Tudo isso me ajudou a passar as duas horas e meia, entre primeira, segunda, ponto morto, a ver como a morte, a vida, a ausência, o presente, a expectativa e os mergulhos que damos para dentro de nós mesmos são apenas reflexões, pontos de vista que damos de interpretações do que nos acontece.

E tá tudo bem!!

Ressignificar é verbo de ordem por aqui, no meu trabalho, no meu falar e no meu viver, mas ontem, ressignificar cedeu lugar a me permitir.

Chegar em casa, tomar canjinha quentinha feita pela minha mãe, sentar ao lado do meu pai, assistir um tanto de novela e jornal com eles e simplesmente não pensar em escrever, pois a inspiração cedera lugar apenas à gratidão de estar viva, quentinha, em família e ter chegado para o jantar.

Me rendi ao cansaço e apaguei.

E agora olho para aquele papel em branco e vejo que, te contando que não sabia o que escrever hoje, ele aos poucos foi se tingindo, sem a obrigação de escrever, pois escrever para mim é terapia, é ofício, é respiro.

Escrevo para me inspirar e não me inspiro para escrever…

Mas falar de mudança ficou em segundo plano, pois diante dessa impermanência, da fragilidade da vida, dos acontecimentos de nascer e chorar, engatar e frear, as palavras do meu escrever são pequenas.

Diante da impermanência da vida, nem preciso falar de mudança, pois hoje ela se faz presente, aqui, na minha cama e não na minha mesa, no pijama que já estou vestindo tão cedo (21h34) e nessa minha vontade de construir um mundo mais seguro, mais justo, mais respeitoso, mais fraterno e mais em paz para a Kiara, filha dos meus amigos Eli e Kleber poder viver e ser feliz.

E que na Berrini só tenha o meu choro, de emoção pela vida e não de lamento pela ausência dela.

Bora lá fazer dessa vida algo que valha a pena.

Cerimonialista por um dia!

20150111_175543

O convite!

No dia 11 de janeiro de 2015 fui convidada por um casal de amigos, Fernanda e Fábio, para ser a cerimonialista do casamento deles.

No primeiro momento, após passado o susto, veio uma enorme onda de gratidão.

Mas quando cheguei em casa, a clareza da confiança depositada em mim me arrebatou.

Fiz duas reuniões com o casal. A primeira no Parque no Ibirapuera e a segunda por Skype. Eles me responderam um questionário para que eu pudesse montar a cerimônia e os dias iam transcorrendo.

No dia do convite, decidi que queria estar mais bem apresentável para a cerimônia e comecei uma reeducação alimentar, o resultado eu contei no vídeo Resultado na Prática, fiquei tão feliz!

E como sou muito amiga da Fê, acompanhei os preparativos para a data de perto, e quando ela começou a contagem regressiva dela, eu comecei a minha também.

Tive que disfarçar, pois não podia estar mais nervosa que a noiva… afinal, a confiança em mim depositada prescindia o controle da situação. :)

E eu que adoro mudança me vi diante de um grande desafio.

Ensaio

Ensaio na sexta à noite!! Muita emoção!! – Foto: Relberth Rodrigues

Sabe aquele friozinho na barriga que dá sempre que vamos fazer uma coisa pela primeira vez? Pois é, eu estava sentindo e me sentir assim me fez descobrir o que eu tanto gosto no processo de mudança: a adrenalina do novo, o desafio do desconhecido, a coragem requerida e uma nova meta a ser alcançada.

Na sexta, o último ensaio… e o momento chegou!!

Sábado foi o dia tão esperado, 4 meses passaram rapidamente, muita dedicação dos noivos, de seus familiares e todos os amigos que torciam e ajudavam como podiam.

Primeiro casamento deles, sendo casados.

Primeiro casamento meu, casando alguém.

A decoração estava impecável. Eu estava concentrada e confiante. Meus pais estavam comigo. Meus “noivos” confiavam em mim. Tudo poderia dar certo. E deu!

Como eu sabia tudo o que iria acontecer na cerimônia, orientei os padrinhos na entrada, tranquilizei o noivo, respirei com ele profundamente para acalmá-lo. Mal sabia ele que naquela hora eu também estava me acalmando. Hihi.

Entreguei o buque de marshmallows das daminhas, coloquei as alianças nas conchinhas (sim, o casamento foi na praia), dei o telefonema para o amigo Maurício Marx que trazia a noiva no carro perfeito da Universo Marx e me dirigi ao altar.

Era como se eu flutuasse e assim foi a cerimônia inteira.

Uma mistura de conto de fadas e magia.

Um tanto de amor e de amizade.

Uma dose generosa de felicidade.

A sensação é indescritível. Queria mesmo conseguir encontrar palavras para o que eu senti naquele altar.

Então, vou te mostrar as fotos, daí você mesmo conclui se esse não foi um momento de muita alegria para todos!!!

Por isso, quando a vida vier e te convidar para fazer algo que você nunca fez, faz assim, vem aqui no blog, lê esse texto e se inspira.

Você nunca vai saber se vai dar certo ou não se não tentar. Aceita o desafio e depois encontra um jeito fazer dar certo.

Dê o seu melhor sempre. Coloque amor em tudo que fizer. Garanto que a sensação é sublime. \o/

Gratidão a cada elogio, a cada abraço emocionado, a Kátia Melo Decora pelo lindo Livro Cerimonial personalizado, ao meu amigo Maurício Macri, locutor e cerimonialista, por toda generosidade me auxiliando com o texto e me dando de presente o poema final da celebração e aos meus pais que estão sempre comigo em toda e qualquer empreitada que eu me meta!!

E aos noivos, que confiaram em mim para uma tarefa que nunca me passaria pela cabeça desempenhar, por verem em mim algo que nem eu mesma enxerguei e por me fazerem mais eu nessa minha caminhada, o meu muito obrigada de coração!

Então, bora lá celebrar o amor todo dia nessa linda aliança com a vida!

Partiu casório com meus fiéis escudeiros. Meus pais mais lindos, comigo sempre!!

Alianças

Laço de união e amor!

Pajens

Beatriz, Cecília e Felipe. Pensa em três pessoas focadas e compenetradas! Super time!!

 

Livro Cerimonial

Livro Cerimonial com as últimas palavras do casamento. Katia cuidou de cada detalhe. – Kátiamelodecora

Mini

O carro na areia foi o toque cinematográfico que faltava!!

Universo Marx e Maurício Marx marcando as histórias das pessoas por onde passam.

 

 

 

 

 

 

Segura coração. Muita emoção ver minha amiga querida casando!!!

Segura coração. Muita emoção ver minha amiga querida casando!!!

Deixando o coração falar…

Quando o amor está presente o melhor sempre acontece!

Pode beijar a noiva!

Pode beijar a noiva!

E foram felizez para sempre

E foram felizes para sempre!! – Foto: Relberth Rodrigues

Invista seu tempo em você!

Me sentindo iluminada! (Foto: Coach Fábio Oliveira)

Sabe quando você vive intensamente um momento e sente que está no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas?

Pois é, ao longo da minha vida vivi alguns desses momentos e fico muito feliz e grata por estar atenta e me permitir viver a vida com essa intensidade.

Viver intensamente não é tarefa simples, mas é fácil! Basta querer e assumir para si o compromisso de investir o tempo em si mesmo.

Já falei nos vídeos e posts daqui do blog que a vida é feita de escolhas, e estar atento para elas pode decidir o rumo da prosa.

Nesse final de semana (27, 28 e 29 de março/15) participei do Maior Encontro de Coaching do Brasil, cerca de 700 coachs reunidos ao redor de um mesmo propósito: transformar vidas!!

Aí você pode estar se perguntando, mas o que a Alessandra, que é Gestora de Mudança de Vida estava fazendo com tanto coachs?

Eu te respondo. Não importa o nome do que eu faço, a faculdade que eu fiz, os cursos que não cursei ou os que conclui, o que importa de verdade é o que me une a essas pessoas: o mesmo propósito, a mesma paixão e a certeza de que a nossa contribuição pode ajudar muita gente a ser mais feliz e realizada.

E como tudo que me faz refletir eu compartilho com você, bora lá que vou te contar minha experiência e quero muito te fazer um pedido: abre seu coração e se permita sentir o quanto investir seu tempo em você pode mudar sua história!!!

O evento faz parte do Profissão Coach, programa do Gerônimo Thelm e aconteceu em Vitória. Contou com a participação de palestrantes como: Paula Abreu, Érico Rocha, Márcia Belmiro, Miguel Cavalcanti, Victor Damásio, Rodrigo Cardoso, Maurício Sampaio, Jober Chaves e Bruno Juliani.

Aí você pode estar pensando, mas quem são essas pessoas???

Pois é, aí que vem o primeiro insight, não é porque você não os conhece que eles não têm o valor deles. Parar para ouvir pessoas vencedoras dentro de suas áreas de atuação e poder perceber que há bem pouco tempo elas tinham apenas sonhos, mas que hoje ganham dinheiro fazendo o que amam, viajam e contribuem com a transformação da vida de muita gente disponibilizando conteúdo gratuito na internet, para que mais gente possa ter acesso a tudo que eles estudaram, viveram e absorveram. É bonito demais.

E onde entra o tempo investido?

O evento foi em Vitória, ou seja, teve o deslocamento e o investimento financeiro.

Para estar logo cedo e não chegar na correria fui um dia antes. Tive que deixar a minha semana anterior ao evento acertadinha e redonda, então dediquei mais tempo aos atendimentos, textos do blog, e-mails e tudo o mais.

O evento começava às 9h, mas como dividi o quarto, acabava acordando mais cedo para que não nos atrasássemos.

Passei o dia todo focada nas palestras, sentada, das 9h às 19h, 20h30 e não senti o tempo passar, sabe o porquê?

Por que foram três dias de muito aprendizado, conhecendo gente que compartilha das mesmas ideias de crescimento, compartilhando sonhos e no evento, ou na mesa do bar, tudo que vivi era investimento puro do meu tempo no melhor para mim, para meu trabalho e para poder ajudar o maior número de pessoas que passarem pelo meu caminho!!! \o/ yupi!!!

O que quero dar a você do que absorvi lá e tem a ver com meu trabalho de ajudar as pessoas a descobrirem suas paixões, seus propósitos e começarem a fazer o que amam e amarem o que fazem é: sinta dentro de si o que te move. (descubra sua paixão!!)

Localize isso e se apodere, é seu.

Você é capaz de realizar o que você quiser. Tudo já está dentro de você.

Não pare no primeiro obstáculo, faça, pois como diz o Gerônimo, “Feito é melhor que perfeito”, vá adiante, um passo de cada vez, mas vá.

Os melhores dias de sua vida estão no futuro, você é dono do seu caminho e construtor desse futuro.

Busque conhecimento, mas não o acumule, use-o ao seu favor. Coloque em prática!!!

Ande com pessoas que agreguem, te encorajem e te apoiem.

E lembre-se, coragem vem com ação!!!

Bora lá investir seu tempo em você e chegar onde seus sonhos te levarem, sem medo de ser merecedor dessa plena felicidade!!

PS.: Abaixo algumas fotinhos do evento, com pessoas queridas e que transformaram meu investimento de tempo no melhor retorno que já tive!!!

Eu com o criador do Programa Profissão Coach, Gerônimo Thelm. Ao lado direito ele com sua mentora Márcia Belmiro. (insight legenda: pesquise quem são os mentores de quem você admira e vai na fonte!)

Eu com: Bruno Juliani, Patrícia Araújo (esposa do Gerônimo e organizadora do evento), Jober Chaves, Paula Abreu, Maurício Sampaio, Miguel Cavalcanti, Victor Damásio e Rodrigo Cardoso.

Eu com alguns dos amigos da quarta turma do Profissão Coach. Eles representam nessa foto os 390 integrantes do grupo. (Annye, Cacau, Air, André, Cilene, Dani, Claudia, Maurício, Flávio, Marcelo, Camilla e Fábio).

 

Identidade Visual e seus significados

No último post eu contei para você um pouco do meu site Change Manager e algumas pessoas elogiaram e me perguntaram sobre a minha identidade visual.

E como eu adoro minhas logomarcas e tudo que temos criado para dar identidade a esse sonho, vou te contar um pouco sobre como foi o processo criativo: desde a escolha do nome até colocar tudo no ar!!!

Escolher o nome para a empresa foi uma tarefa bem complexa, pois a criatividade quando requisitada nem sempre dá o ar da graça.

Fiz várias listas com ideias de nomes e quando chegava a um que me agradava eu compartilhava com familiares e amigos próximos para saber a opinião, e todos foram vetados.

As ideias eram até boas, mas não para uma empresa de gestão de mudança.

Vou fazer uma confidência… eu viajei em algumas ideias e meus irmãos foram implacáveis, quando perguntei o que eles achavam de “claraboia” foi uma gargalhada única e eles, como bons irmãos mais velhos que são, usaram argumentos bem convincentes de que eu era bem sem noção…. :)

OK, mas comecei a desanimar, pois uma coisa que deveria estar me trazendo satisfação estava na verdade atravancando o início da materialização de tudo o que eu queria fazer.

Além do nome da empresa eu ainda estava pensando o nome do blog e após muito pensar cheguei ao nome Bora lá. Mas como eu uma centena de pessoas também queria esse nome, o mais rápido comprou o domínio e vários usam como título.

Voltei à estaca zero.

Foi quando meu irmão do meio, o Takeo, fez uma busca no Resgistro.br e achou o nome da minha profissão: change manager. Bingo!!! Ele comprou e nascia assim a minha empresa. (Gratidão mano, você me salvou \o/)

Deu um grande alívio e achei uma excelente sacada, quem consegue um site com o nome da própria profissão, meio que como jornalista.com.br imagina…

Mas ainda tinha o blog, que nome dar?

Foi quando a minha amiga e gestora de conteúdo Gleide Morais que estava me auxiliando na criação do site e do blog me fez a seguinte provocação: “Pq vc não coloca seu nome no blog?”.

Fiquei passada, pois achava que ter um nome fantasia de alguma forma iria me expor menos, mas depois de refletir muito e me apropriar do momento que estava vivendo, topei e nascia o Blog Alessandra Yoshida, se era para ir, bora lá….

Com os nomes escolhidos era hora de fazer as logomarcas. Uma amiga me ajudou com alguns estudos, mas não consegui me ver em nenhuma proposta, foi quando pensei: vou procurar uma agência para dar andamento a isso.

De três orçamentos o que mais bateu com o meu estilo foi o Estúdio Imaginando e quando comecei a trabalhar com o designer Felipe Borges percebi que tudo se encaixava, ele me mandou um briefing super detalhado e me retornou três opções que qualquer uma delas seria perfeita, mas as que me ganharam foram essas:

Logo Change Manager

Logo Alessandra Yoshida - Facebook-01

Eu queria muito o turquesa e o marrom e a marca do site ficou perfeita, o Felipe me presentou o magenta para o blog e tudo se encaixou.

O significado das cores e a força dos elementos gráficos me encantaram.

A lâmpada significando luz e os conectores materializaram o que eu faço.

Nas empresas, conecto áreas e pessoas. Cada conector da lâmpada significa um departamento, um processo que só faz sentido, só dá luz, se estiverem todos integrados.

Já na consultoria de Gestão de Mudança de Vida, esses conectores são as saúdes, as várias áreas da vida: financeiro, social, físico, emocional, entre outros que somente quando estão em equilíbrio acendem a lâmpada e geram luz para a existência.

Sim, sou apaixonada pela minha identidade visual. <3

Fiz meus cartões de visita, papelaria e tem os cards – outro xodó – que toda quinta eu posto um novo, com frases inéditas e autorais e arte do Felipe.

Card 06-02 Card 05-02 Card 04 Respira!

Dar vida, cor e forma ao sonho, transformando tudo o que eu queria em um projeto harmonioso foi fundamental para seguir com a empresa.

Investir nisso é garantia de retorno e satisfação!!

E tem muita coisa linda vindo por aí, acompanhe o blog, o canal do YouTube, o Podcast da Alê e nossa página no facebook para ficar por dentro de tudo.

E bora lá espalhar nossa identidade pelo mundo!